Geral
Corpo do ex-ministro Eliezer Batista, pai de Eike Batista, será velado nesta quarta, no Rio
Compartilhe:

O velório do empresário e ex-ministro Eliezer Batista está marcado para esta quarta-feira (19), no Centro do Rio. O engenheiro, empresário e pai de Eike Batista, morreu aos 94 anos no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, na noite de segunda-feira (18).
O corpo de Eliezer será velado a partir das 9h no Auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). A missa de corpo presente está marcada para as 16h.
Engenheiro, Eliezer foi, entre outros cargos, presidente da Vale do Rio Doce, ministro de Minas e Energia, em 1962, e secretário de Assuntos Estratégicos do governo Fernando Collor de Mello em 1992.
Batista também participou do segundo governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso como membro do Conselho Coordenador das Ações Federais no Rio de Janeiro.

Morre Eliezer Batista, ex-ministro e ex-presidente da Vale, aos 94 anos
Empresário no ramo da mineração e natural de Nova Era (MG), Eliezer era pai do também empresário Eike Batista e outros seis filhos.
No ramo empresarial, Eliezer foi diretor-presidente da Minerações Brasileiras Reunidas S.A., vice-presidente da Itabira International Company, diretor da Itabira Eisenerz GMPH e presidente da Rio Doce Internacional (subsidiária da Vale em Bruxelas).
Depois de retornar à presidência da Companhia Vale do Rio Doce, em 1979, Batista desenvolveu o Projeto Ferro Carajás, primeira iniciativa de exploração das riquezas da província mineral dos Carajás, com áreas do Pará até o Xingu, Goiás e Maranhão.
Eliezer também foi um dos fundadores, em 1997, do Conselho Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentado (Cebds).
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2014/09/03/eike4.jpg)
Eliezer e Eike Batista em foto de 2007, em entrega do prêmio ‘O Equilibrista’, do Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros (IBEF), a Eike, noo Rio de Janeiro (Foto: Tasso Marcelo/AE)